quinta-feira, 7 de junho de 2012

Professores do Colégio Estadual da Prata homenageiam Luiz Gonzaga, no seu centenário, trabalhando suas obras em sala de aula


O professor de Língua Portuguesa Wilton Soares Pereira, responsável pelas turmas do 1º ano: A,B,C,D,G,H,I – diurno – do Ensino Médio Integrado desta escola, em comum acordo com os seus colegas da área de Geografia, que ora montam uma vigorosa comemoração para o rei do baião no auditório da própria escola, escolheu para trabalhar em sala com seus alunos, a belíssima valsa toada Légua Tirana composta pelo homenageado e seu grande parceiro Humberto Teixeira.
Luiz Gonzaga lançou esta obra em 1949 em cuja letra cita a mãe dele e dois primos nos seguintes versos: “Ai se eu tivesse asas, inda hoje eu via Ana”, Ana Batista de Jesus, apelido Santana, mãe dele. Em “Trago um terço pra das Dores, pra Reimundo um violão”, Luiz Gonzaga se refere a dois primos, Maria das Dores e Raimundo.
 
Légua Tirana

Oh que estrada mais comprida
Oh que légua tão tirana
Ai se eu tivesse asas
Inda hoje eu via Ana

Quando o sol tostou as folhas
E bebeu o riachão
Fui inté o Juazeiro
Pra fazer minha oração

Tô voltando estrupiado
Mas alegre o coração
Padim Ciço ouviu minha prece
Fez chover no meu sertão

Varei mais de vinte serras
De alpercata e pé no chão
Mesmo assim como inda farta
Pra chegar no meu rincão
Trago um terço pra das Dores
Pra Reimundo um violão
E pra ela, e pra ela
Trago eu e o coração

Autores: Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira

 
Resumo biográfico de Luiz Gonzaga (1912 – 1989) 
            Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe à 12km de Exu, filho de Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus (Mãe Santana). Foi batizado na matriz de Exu no dia 05 de janeiro de 1913, cuja celebração batismal, foi realizada pelo Pe. José Fernandes de Medeiros. Desde sua infância o pequeno Gonzaga namorava o fole de oito baixos, instrumento este, executado por “Pai Januário” no qual começou seus primeiros acordes.
            “Luiz de Januário” como era conhecido na infância, aos 8 anos de idade substitui um sanfoneiro que falhou no trato em festa tradicional no terreiro de Miguelzinho na Fazenda Caiçara, no Araripe, Exu, a pedido de amigos do pai. Naquela noite o pequeno Lula deleitava-se tocando e cantando a noite inteira, e pensava na possibilidade de Dona Santana deixar ele tocar mais vezes. Luiz Gonzaga tocava feliz porque era a primeira noite que tocava com a permissão de “Mãe Santana”. Naquela noite ele recebeu pela primeira vez o cachê de 20$000 rés. Luiz Gonzaga recorda as palavras de Dona Santana que pareciam ter uma esperança de tocar com sua permissão: “Luiz! Isso é gente pra tocar em dança? (…) E se  o sono der nele pru lá?”  Luiz Gonzaga ia crescendo, com sua simpatia e esperteza conseguiu agradar Sinhô Aires, passando a ser o garoto de confiança do Cel. Sua primeira sanfona era de marca “veado” comprada na loja de Seu Adolfo em Ouricori, Pernambuco, com a fiança do Cel. Manuel Aires de Alencar, o Sinhô Aires, custando 120$000 rés.

Fonte: http://fabiomota1977.wordpress.com/

Assista agora, a uma das mais belas interpretações que já foram dadas a esta música, nas vozes de Dominguinhos e Alceu Valença.
Album: Dominguinhos e Convidados Cantam Luiz Gonzaga (volume 2).
Ano de 1999.
















13 comentários:

  1. Jhonatan Sousa de Morais Felisardo 1°C DIURNO

    Na música Légua Tirana,Luiz Gonzaga nos mostra uma realidade das pessoas que moram no Sertão,onde passam por muitas dificuldades,dentre elas a falta de transporte,obrigando muitas vezes as pessoas a andarem a pé (como retratado na música) ou a cavalo,mas,entre outras dificuldades existe a falta d'água,que faz os animais morrerem de sede e de fome,com ela Gonzagão retrata na música o apelo que eles fazem ao Padre Cícero,que é o que intercede por eles.Na música fala também do amor que sente por sua mãe e por uma outra mulher que nao é citado seu nome na música.Enfim,Luiz Gonzaga com toda a sua genialidade,nos conta nessa música as dificuldades enfrentadas poe eles,a devoção (principalmente ao Padre Cícero) e seus românces e amores!!!

    ResponderExcluir
  2. Nunca liguei muito para ritmo o que importa para mim é a letra da musica,e essa música de Luiz Gonzaga,trás em cada palavra um sentimento,seja de amor ou de dor;trás uma realidade.Luiz sofreu e lutou por esse sertão,e posso ver cada sofrimento nessa musica,gosto disso,de coisas que podem levar minha imaginação para longe,e nesse caso me levaram a imaginar cada passo desse divinissimo poeta,grande GONZAGÃO!

    Inirelis de Almeida 1C DIURNO

    ResponderExcluir
  3. A música légua Tirana de autoria Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, relata as dificuldades de transporte que existiam na época dos anos 40, e muitos tinham que sair a pé ou até mesmo descalço pra chegar ao seu destino final.Na região também existia a falta d'água, que obrigavam as pessoas da época buscar água em outras regiões,e por causa dessa falta d'água os animais faleciam com muita facilidade e essa falta d'água ainda é existente em algumas parte do nordeste.Eu também achei bem interessante a parte que fala sobre o romantismo que existia entre duas pessoas, que não tinham condições de viver bem, mais sentiam-se felizes por estarem juntos.
    Kyury José Mendes da Silva 1º I

    ResponderExcluir
  4. Na música Luiza Gonzaga retrata a vida das pessoas que vivem no sertão, onde a maioria das vezes a pessoas tem que anda kilometros a pé ou no seus animais a falta de água no sertão e ele pede para Padim Ciço chover no sertão,e tabem percebemos que eles ussam umas fala diferente da nossas que não tamos aconstumado a ouvir como:sol tostou as folhas e rincão e que ele fala num amor que sente pela sua mãe e outra mulher que é so citada como *ela* mas não fala o seu nome,Parabéns Luiz Gonzaga pelo seu centenario e pela homenagem que todos nos alunos da prata fizemos para você.

    Ygor Marques Araujo 1°I DIURNO

    ResponderExcluir
  5. THALITA BARBOSA CRUZ 1° B DIURNO

    A música LÉGUA TIRANA mostra a história que se repete entre muitos sertanejos a seca, e mostra traços tipicamente nordestino que é a fé a devoção em Padre Cicero e as idas ao Juazeiro para pagar e realizar promessas e muitas dessas idas são a pé. A música ainda retrata um certo machismo já que em seu trecho revela "Trago um terço pra das Dores e pra Reimundo um violão", ou seja, Das Dores tem como 'obrigação' cuidar da casa dos filhos e sempre rezar para que tudo certo já Reimundo ganha um violão para poder sair se divertir quando quiser.

    ResponderExcluir
  6. THAYSE ALVES PEREIRA 1°B DIURNO

    Nesta poesia de Luiz Gonzaga, ele fala sobre a vida da maioria das pessoas que vivem no sertão e que praticamente todos os dias caminham por estradas compridas e sofridas em um sol escaldante; ele também comenta sobre a seca que atordoa as pessoas desta região e fala sobre sua oração que ele fez para o Padim Ciço para que aumentaçe as chuvas do sertão, para das Dores ele traz um terço para que ela também rezasse para Padim Ciço e para Reimundo ele traz um violão para ele se divertir um pouco já no final ele diz que vai levar ''pra ela'', que talvez seja sua paixão, seu coração,seu amor, e vai visitá-la.

    ResponderExcluir
  7. A música Légua tirana tem como atores o nosso querido Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Nesta música traz características sociais, religiosos e românticos. Nesta música traz características do sertão nordestino que é a seca pois no sertão demora muito para chover, e outra característica é o famoso Padre Cicero.
    onde o personagem faz uma promessa para chover no sertão. Luiz Gonzaga o eterno rei do baião sempre estará presente em nossa vida através de suas músicas.
    Carolina de Lira Cavalcanti 1º B diurno.

    ResponderExcluir
  8. JEFFERSON GABRIEL 1ª ANO I

    Essa música de dois autores excelentes como Luíz Gonzaga e Humberto Teixeira, retrata a agonia do povo sertanejo.A falta de água e também a falta de transporte.Nesse período, quando você queria visitar algum parente, voc~e deveria andar quilômetros de distância e até passar dias caminhando, debaixo de sol quente.E por causa do calor, a aguá evaporava como ele cita na música:"QUANDO O SOL TOSTOU AS FOLHAS/E BEBEU O RIACHÃO, a falta de água, causaria grandes problemas, principalmente a morte dos animais que são o sustento do maioria das famílias.E fora essa música, tem tantas outras que fala também da seca do sertão nordestino.É isso ai "Gonzagão" foi um cara excelente, filho de pais pobres, tornou-se conhecido na sua cidade natal, por tocar seu fole de oito baixos com 8 anos de idade, e com um tempo ganhou conhecimento nacional e internacional.O eterno "REI DO BAIÃO".

    ResponderExcluir
  9. EDSON SILVA SALES JÚNIOR... 1*c diurno

    Na música Légua Tirana,Luiz Gonzaga nos mostra uma realidade das pessoas que moram no Sertão,onde passam por muitas dificuldades,dentre elas a falta de transporte e falta de água para beber,obrigando muitas vezes as pessoas a andarem a pé (como retratado na música) ou a cavalo,mas,entre outras dificuldades existe a falta d'água,que faz os animais morrerem de sede e de fome,com ela Gonzagão retrata na música o apelo que eles fazem ao Padre Cícero,que é o que intercede por eles.E por causa do calor, a aguá evaporava como ele cita na música:"QUANDO O SOL TOSTOU AS FOLHAS/E BEBEU O RIACHÃO,proto eu entendie isso e quis mostrar um pouco do meu entendimento para a homenagem pra GONZAGÃO.

    ResponderExcluir
  10. Ficou show de bola o trabalho do senhor professor com a música de Luiz Gonzaga e de todos os outros que participaram do projeto, que pena que na hora o som do violão não saiu, mesmo assim deu certo.
    Felipe Carlos Batista 1º ano C

    ResponderExcluir
  11. Légua Tirana por Luiz Gonzaga.

    Este poema apesar de ter sido feito no século passado ainda permeia na realidade Nordestina. Como sabemos a seca é um dos principais alvos de Luiz Gonzaga em suas composições tanto poéticas como artísticas ,porém vale salientar que ele nesse e em outros poemas mostra a fé e as crenças nordestinas sempre usadas como fonte de superação em tempos difíceis. O poema retrata a pobreza que é explicitada no segundo verso da quinta estrofe [...]De alpercata e pé no chão [...], além de mostrar um romantismo típico de um homem sonhador à procura de felicidade em todos os aspectos, tanto sociais, financeiros e emocionais.

    Aluna: Bruna Santos de Queiroz . 1°A

    ResponderExcluir
  12. achei bem,legal na musica legua tirana luiz gonzaga mostra a realidade das pessoa no sertão,onde passa por muitas dificuldades e também é bem legal as letras da musica por que lembrar a vida que era no sertão como a seca que o principal símbolo do sertão nordestino naquela a época e também até hoje mesmo além de mostra o amor típico de um homem sonhador sem falar na estrada bem cumprida e também da bela paisagem gostei meus parabéns professor por esse trabalho tão maravilhoso eu sou José bruno leal de Mendonça do 1° ano c

    ResponderExcluir
  13. muito interessante essa homenagem, a música retratada principalmente por que é a realidade de muitos do sertão brasileiro que tem muitas dificuldades mais nunca deixa de ir atras do que realmente quer... enfim o eterno LUIS GONZADA deixou sua marca!

    ResponderExcluir