domingo, 25 de setembro de 2011

O artista, a arte e o apreciador

Quando pensamos ou falamos em arte, não podemos deixar de lado duas figuras fundamentais: o artista e o apreciador da obra de arte. O artista não deve ser visto como um ser sobrenatural, que realiza fenômenos incríveis, e sim, como alguém talentoso, com uma sensibilidade muito apurada e que enxerga o mundo à sua volta de uma forma especial, não deixando de se reconhecer como um cidadão, um trabalhador, com todos os compromissos sociais de alguém que vive e convive numa sociedade organizada com a responsabilidade de cumprir direitos e deveres. O artista, como afirma Marilena Chauí, em seu livro Convite à filosofia, (1997) é um ser social que busca exprimir seu modo de estar no mundo na companhia de outros seres humanos , reflete sobre a sociedade, volta-se para ela, seja para criticá-la, seja para afirmá-la, seja para superá-la.

Quanto ao apreciador da obra de arte, é de fundamental importância salientar o seu papel; que é o de promover uma leitura interativa, e de estabelecer uma relação de dependência mútua e ininterrupta com a obra de arte, materializando uma ideia, e se expressando através de uma linguagem. Ou seja: o sentido de uma obra de arte é gerado pelo artista, que a produz, e pelo apreciador, que a lê, analisa, interpreta.

Foi pensando e refletindo estas questões, que o professor de Língua portuguesa Wilton Soares Pereira trabalhou em sala de aula a leitura de obras primorosas de pintores como: Salvador Dali, Velázquez, Portinari, Francisco de Goya, Édouard Manet, Pablo Picasso e Proença Sigaud. Em seguida orientou seus alunos para irem visitar alguns museus virtuais para conhecerem outras obras dos referidos pintores. O resultado das visitas aos museus culminou com a publicação de algumas telas, escolhidas pelos alunos, no nosso blog.

TELAS ESCOLHIDAS E ADMIRADAS POR ALUNOS E ALUNAS DO COLÉGIO ESTADUAL DA PRATA

AUTORRETRATOS DOS ARTISTAS ESTUDADOS













19 comentários:

  1. Não tem como escolher um que eu goste! Eu gostei de todas, por que cada uma tem uma historia diferente, cada uma tem sua beleza!
    Mas a de Francisco de Goya me chamou a atenção, por que é um pouco violenta! Me assusta.

    ResponderExcluir
  2. Foi bem difícil escolher, mas tem que escolher!
    Gostei bastante do quadro de PORTINARI - RETIRANTES, porque ele retrata bem a miséria que existe no mundo, uma família sem teto e sem comida.

    ResponderExcluir
  3. Bom ... Como meu amigo Jefferson mesmo falou é bem difícil escolher um, pois todos se tratam de artistas diferentes cada um com sua ideologia e forma de pintar os quadros diferentes. Alguns retratavam o que se passava em sua época e pertenciam a escolas literárias diferentes0, o que torna ainda mais difícil escolher um só quadro. O que mais me chama atenção é o quadro de Francisco Goya que mostra uma cena violenta que chama bastante atenção. :)

    ResponderExcluir
  4. achei interessante a tela de CÂNDIDO PORTINARI (retirantes)que retrata bem o vai e vem das sofridas famílias que fugiam da seca do Nordeste à procura de trabalho,isso ainda acontece muito.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Igor Ramon
    Escolhi a tela O livro arvoré de salvador Dali
    Por que mostra que a historia do mundo esta na natureza.

    ResponderExcluir
  7. Mateus Raposo
    Bom, eu escolhi a tela de Cândido Portinari O CAFÉ, porque achei muito interesante a maneira com que ele retrata os trabalhadores caregando sacos de café nas costas, sem a mínima condição de trabalho, coisa que acontece até hoje nas fazendas.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, como já foi muito citado a obra Retirantes, irei citar ela também, gostei muito da obra, e ela retrata bastante a miséria, onde pessoas tem que abandonar suas terras, para ir atrás de condições de vida melhor.

    - Martha Karoliny, 1ºG Manhã

    ResponderExcluir
  9. A tela que eu mais gostei foi a que retrata o profeta Oséias numa escultura de Aleijadinho.


    -Robson, 1°F manhã

    ResponderExcluir
  10. A obra que eu achei mais interessante foi a tela "A volta do salineiro",pois retrata um homem aguerrido e trabalhador.


    -Rubens, 1ºF manhã

    ResponderExcluir
  11. Fernanda de sousa silva 1¨H¨
    Foi bem difícil escolher uma apenas pois gostei de todas e além do mais elas nós deixam com um comentário diferente sobre cada obra e autor mais eu escolhi a de (SALVADOR DALI)-O LIVRO ÁRVORE,pois mostra bem o mundo ,a natureza dentro de um livro sendo expressado o pensamento do pintor e sua forma de ver o mundo contido em apenas uma imagem .

    ResponderExcluir
  12. Todos retratam varias coisas legais, mas o que eu mais gostei foi o de Salvador Dali - O livro Árvore.

    Mayara Oliveira 1ºH manhã

    ResponderExcluir
  13. Todas as obras chamaram a atenção,mas a que eu mais gostei foi a de Cândido de Portinari (o café) por que mostra o quanto eles eram trabalhadores.

    Klécia Martins 1ºH Manhã

    ResponderExcluir
  14. Todas são bem interessantes, mas euescolhi:"O livro árvore" de Salvador Dali. Achei muito interessante a pintura, bem diferente. Achei que mostra a história da natureza; o ambiente querendo falar algo para todos.

    Matheus Augusto. 1° "H" Manhã

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Todas as obras são muito interessantes, mas a que eu mais gostei foi O bebedor de absinto de Pablo Picasso, porque esta obra consegue transmitir a tristeza do personagem através do seu olhar.
    Victor Higo. 1°G. Manhã.

    ResponderExcluir
  17. Bom eu gostei muito das obras, porem as que me chamarão mas a atenção foi:
    Salvador Dali(O Livro Árvore), Pablo Picasso(Miseráveis diante do mar ou A Tragédia), Diego Velazquez(Ficheiro).
    E vejo que o intuito desse blog é mostra, e que na internete existem bons proveitos que podemos fazer.
    Professor parabéns pelo o seu blog.

    Thayná. 1°G Manhã

    ResponderExcluir
  18. difícil de escolher é,mas a que chamou-me mais atenção foi a de Cândido Portinari(o café),pois retrata algo que fez parte do passado de muitas pessoas e de alguma forma,ainda,nas de hoje.
    Andreza Gonçalves 1ºe manhã.

    ResponderExcluir
  19. O que eu mais achei interessante foi O LIVRO ÁRVORE de Salvador Dali, uma tela semples aos olhos de quem nao lê o que a pintura nos diz, é como se a árvore tivesse uma historia sua própria, a ser contada, uma história linda por certo ,pois observando a paisagem na pagina dentro do livro no cetro da tela é muito bonita. Gostei MUITO!

    Jessica Kelly 1° G Manhã

    ResponderExcluir