quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A literatura e sua importância para a sociedade




Sandra Carla Noberto [1]

Muitos ainda se questionam sobre qual a importância da literatura ou o que é a literatura. Estes questionamentos são plausíveis, pois, numa sociedade onde há poucos leitores e uma grande carência educacional, não se pode esperar que se tenha uma compreensão mais abrangente sobre o tema. Para esta última, a resposta mais recorrente e também apresentada nos livros didáticos é que “a literatura é a arte da palavra”. Este conceito diz respeito ao trabalho com a linguagem pelo artista literário (escritor, poeta, entre outros), criando certo efeito estético na obra literária, porém, essa compreensão dessa 'arte da palavra' pode ser incompreendida pelos alunos, talvez a concebam complexa, por isso faz-se necessária uma apresentação mais 'cautelosa', por assim dizer, a esses jovens leitores. Ao saber também, que antes de qualquer conceito sobre o que seria literatura, o aluno deve ser apresentado ao texto literário de uma forma prazerosa, sem maiores pressões. Depois de haver certa sintonia entre leitor e texto literário, é que se pode discutir sobre esta ou aquela denominação literária.

Além disso, esta compreensão é adquirida através da leitura, que permite a autonomia social do indivíduo, estimula seus conhecimentos e ajuda a refletir sobre seu pensamento a respeito do mundo e de si mesmo. Desta forma, a literatura deve ser compreendida como uma necessidade no nosso cotidiano, pois sua expressividade artística é o meio que conseguimos de demonstrar nossos desejos e ideologias, mesmo que seja recriando nossa realidade e, neste sentido, a literatura torna-se então, a arte da palavra. Por sua vez, a realidade social, o comportamento e a história de cada época pode servir, muitas vezes, de inspiração para a expressão artística e contribuir à interpretação da obra literária que, segundo Antônio Cândido (2006, p.13):

Hoje sabemos que a integridade da obra não permite adotar nenhuma dessas visões dissociadas; e que só a podemos entender fundindo texto e contexto numa interpretação dialeticamente íntegra, em que tanto o velho ponto de vista que explicava pelos fatores externos, quanto o outro, norteado pela convicção de que a estrutura é virtualmente independente, se combinam como momentos necessários do processo interpretativo. Sabemos, ainda, que o externo (no caso, o social) importa, não como causa, nem como significado, mas como elemento que desempenha um certo papel na constituição da estrutura, tornando-se, portanto, interno.

Nesta perspectiva, a literatura é de grande importância para a sociedade. Sua leitura é imprescindível, pois, além de ser prazerosa, contribui para o enriquecimento intelectual e cultural de cada leitor, desenvolvendo seu senso crítico e despertando-o para novas experiências. O texto literário provoca um certo encantamento por parte de quem ler, proporciona diversão, conhecimento de mundo, sensibilidade e reflexão sobre a realidade. Esse encantamento é o reflexo dos desejos e anseios expressos como forma de demonstração dos sentimentos humanos.

Em se tratando do âmbito escolar, a literatura merece grande atenção neste espaço. Tendo em vista o papel social que possui a escola e sua influência em cada cidadão, é importante que a literatura como fonte de conhecimento e de expressividade humana tenha sua ascensão na sala de aula, com o intuito de despertar o gosto pela leitura, possibilitando, desta forma, uma aula produtiva. No entanto, há uma grande quantidade de jovens pouco interessados pela literatura. Isto ocorre devido à falta de estímulos e incentivo à leitura, bem como as carências que arrolam outras esferas sociais, em especial as condições de ensino e projetos político-pedagógicos que não valorizam a literatura na sala de aula.

Visto que a literatura ajuda ao homem a entender seus sentimentos e proporciona a expressividade pela arte, nota-se desta forma, que se é algo proveitoso e de caráter educativo, deve ser contemplado na escola e em outros espaços sociais que proporcionam educação e cultura. O que é necessário são métodos inovadores , aulas mais didáticas e menos mecânicas, que aproximem o aluno da literatura e cative-o a esta vivência da arte, no intuito de valorizar seu desenvolvimento intelectual e sensibilizá-lo diante de obras literárias. É preciso que o professor aproxime a literatura à realidade desses jovens.

É importante ressaltar também que a literatura não está presente apenas em livros, mas, se aliada às suas adaptações para outros meios de expressar a arte e a imaginação humana, também podem permitir o despertar e o gosto pela literatura. A música, a telenovela o cinema e o teatro são os maiores exemplos da literatura além dos livros: a canção Fanatismo, de Raimundo Fagner, que é uma adaptação do poema de Florbela Espanca, a telenovela Gabriela Cravo e Canela, romance do escritor baiano Jorge Amado, os filmes Dom (da obra Dom Casmurro) e Memórias Póstumas de Brás Cubas, que são adaptações dos romances de Machado de Assis e a peça Sarapalha, adaptação de um conto do escritor regionalista Guimarães Rosa, são alguns exemplos de adaptações literárias. Estas formas de arte, se trabalhadas junto à obra literária podem despertar o gosto dos alunos pela literatura, desde que o livro seja contemplado, pois, sua interpretação é singular.

Outro exemplo importante da literatura na sociedade é através da internet, pois, com advento desta ferramenta tecnológica a informação se tornou mais prática e rápida. Além disso, nas redes sociais – MSN, Orkut, Facebook, Twitter, etc. – o que mais se encontra hoje são textos literários, que servem para demonstrar a expressividade do internauta, sobre assuntos, como: política, sociedade ou para enfatizar sua página na internet. Isto também pode ser abordado em sala de aula, pois são exemplos próximos da realidade social do alunado, que podem estimular a leitura, demonstrando que a literatura está presente em várias partes do cotidiano, não apenas na escola, como atividade obrigatória.

Assim, pode-se perceber que leitura é um dos meios mais eficientes de formar cidadãos, e a literatura, parte intrínseca desta, é uma das mais belas formas da expressividade humana. Sua função social permite o gosto pelas artes, cultura e conhecimento de si mesmo, pois tem o poder de expressar os sentimentos mais especiais do homem, merecendo, desta forma, a importância e os valores sociais enquanto manifestação artística.

Referências:

CÂNDIDO, A. Literatura e Sociedade. 9ª Ed. rev.Ouro sobre Azul, Rio de Janeiro, 2006.

OLIVEIRA. C. B de. Arte Literária Brasileira. São Paulo: Moderna, 2000, p. 9-10. Adaptado.

AMARANTE, D. W do. A importância da Literatura. Por que discutimos o óbvio? Disponível em: http://www.culturainfancia.com.br/. Acesso em 26/ 10/2011.

BRAGA, M. K. A importância da literatura na formação do cidadão. Disponível em: http://www.revistaovies.com/artigos/2011/01/a-importância-da-literatura-na-formacao-do-cidadao. Acesso em: 26/10/2011.


[1] Graduanda em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Profª da E.E.E.M.P. Dr. Elpídio de Almeida.