terça-feira, 27 de setembro de 2011

Professor de língua portuguesa divulga 4 redações de alunos do Colégio Estadual da Prata do turno manhã


Depois de algumas aulas usando textos dissertativos, palestras em vídeos, poemas, músicas que tratassem da temática sobre a mulher em diversos aspectos da vida, foi que o professor Wilton Soares Pereira, desta escola, promoveu mais uma atividade de escrita com seus alunos dos primeiros anos do ensino médio das turmas E,F,G, e H do turno da manhã. A referida atividade teve como objetivo, fazer com que os alunos praticassem leitura e escrita, como também, refletissem o papel da mulher em nossa sociedade. O resultado, você pode conferir lendo as respectivas produções textuais.

A liberdade feminina

Ao contrário do passado, atualmente, a mulher vem conquistando, a cada dia, seu espaço na sociedade brasileira, realizando sonhos e conquistas em todos os setores, ocupando cargos importantíssimos, principalmente, na política onde temos uma figura feminina representando a presidência do Brasil.

Hoje, com a soma de grandes esforços pessoais e intelectuais, a mulher vem crescendo e se desenvolvendo continuamente como pessoa humana, procurando abolir e superar preconceitos existentes, e, consequentemente, aumentando cada vez mais a sua valorização nas diversas funções que exercem assumindo cargos disputadíssimos,ocupados, na maioria das vezes pela classe masculina.

Vale lembrar, que as mulheres estão buscando sempre a sua liberdade; mas para isso, enfrentam desafios, e um deles é a extrema valorização da figura masculina na vida de uma mulher. No país em que vivemos, muito se considera o marido como um verdadeiro capital; e acrescento: quem não tem esse capital, é considerado fracassado, inferior e submisso. Ou seja: ter um “marido”, para muitas, é ter um troféu, e esse troféu é quem vai lhe dar o devido valor na sociedade. Referenciais assim, é que fazem com que a liberdade feminina se torne um problema para muitas que se prendem e se agarram a esse modelo masculino.

Por outro lado, as mulheres que possuem independência financeira e um determinado status na sociedade, cuidam melhor de suas finanças e abrem espaço para que outras mulheres procurem mudanças e oportunidades profissionais que melhor definam sua presença e postura no desempenho das atividades que lhes forem direcionadas.

Podemos afirmar, então, que as mulheres ainda não adquiriram sua liberdade total, por ainda fazerem parte de uma extrema desigualdade no espaço da convivência, onde estas se tornam as principais responsáveis pelas atividades domésticas, incluindo os cuidados com os filhos e os demais familiares, representando assim, uma sobrecarga para aquelas que, também, realizam atividades remuneradas fora de casa.

Diante de todos esses obstáculos, é notório que o ser feminino é realmente fabuloso, onde a vida a molda numa evolução fascinante e que ela se atira cada vez mais aos desafios que lhe é imposto, e aos que elas desejam. No entanto, os homens que as respeitam deveriam apoiá-las, ajudá-las ainda mais; e por que não, caminhar lado a lado com elas, já que são consideradas o braço direito deles?

Aluna: Eloísa Rodrigues de Araújo 1º E manhã


A mulher moderna e independente

Desde há muito tempo, que os movimentos feministas vêm se destacando muito, pois as mulheres querem mostrar cada vez mais que não são inferiores aos homens, mesmo sabendo que muitas ganham menos do que eles. Na sociedade atual, a mulher deve assumir a sua postura de ser humano e exercer o seu papel, a fim de adquirir realizações na sua vida social e profissional.

A mulher independente e moderna é fruto de um passado onde nem sempre elas eram valorizadas. Muitas sofriam abusos sexuais, violência domiciliar, desrespeito... A mulher era somente um ser que ficava em casa cuidando dos filhos e extremamente ligada a sua casa. São muitos os casos de mulheres que chegaram a morrer por causa da violência que sofriam em casa sendo espancadas, agredidas pelos companheiros. Com a promulgação da lei Maria da Penha esses casos estão mais reduzidos; contudo, não acabaram. Isto nos leva a pensar que muitas mulheres não denunciam seus maridos, talvez, por vergonha da situação ou por medo de ameaças.

A mulher, como qualquer outro ser humano, deve ser ouvida e tratada como uma pessoa comum na sociedade. Diante disto, acreditamos que a mulher está vencendo, e deverá continuar vencendo ainda mais; conquistando seu espaço, saindo de casa, da sua cozinha e entrando definitivamente no espaço onde é o seu lugar: nas empresas e nos locais de trabalho.

Como exemplo de independência feminina, no nosso país, temos o caso da cantora Elba Ramalho que nasceu aqui na Paraíba, e hoje é uma mulher moderna e extremamente independente. Ela lutou contra tudo pra alcançar o que realmente queria. Diante de tudo, penso que hoje em dia a mulher não é mais tão discriminada como antigamente; pois nada lhe impede de ser moderna ou independente. Ela poderá ser uma atriz, uma cantora famosa ou até mesmo uma empresária de sucesso.

Assim, podemos perceber que a mulher luta por si mesma, a fim de conseguir uma vida com realizações, seja na área profissional ou social. Ou seja: tudo é uma questão de dialogo entre homens e mulheres para que a nossa sociedade possa viver em paz e harmonia e sem tantos pensamentos machista

Aluno: Felipe Lira 1º F manhã


Em busca de igualdade e oportunidade

Atualmente, em nossa sociedade, estão ocorrendo várias mudanças. E uma que merece grande importância é a inclusão da mulher em inúmeras atividades das quais antes eram exclusivamente masculinas.

A independência feminina está se tornando, a cada dia, mais indispensável; mas nem sempre foi assim. Antes as mulheres tinham apenas a função de cuidar dos afazeres domésticos, que eram ensinados desde o berço. Mas isto não foi suficiente para elas; tiveram e ainda têm de enfrentar diversos obstáculos.

Várias diferenças foram deixadas de lado. Hoje a mulher tem o direito de votar, estudar, ocupar cargos de liderança, participar de decisões importantes e até na política, que era um assunto reservado aos homens, a mulher conseguiu conquistar o seu espaço. No Brasil, um dos assuntos mais discutido em 2010, foi a possibilidade de se eleger, pela primeira vez, uma mulher para ocupar o maior cargo público do Brasil: o de presidente da república.

Porém, a igualdade de sexo ainda não é totalmente predominante, pois há muito preconceito e injustiça. Por exemplo, numa determinada empresa onde a mulher ocupa o mesmo cargo de um homem, tendo ela também a mesma capacidade intelectual que a dele, observa-se uma diferença salarial entre os dois, pois o homem ganha sempre mais do que ela. Isto demonstra que ainda existem preconceitos a serem vencidos.

Diante desses desafios, devemos acreditar que a mulher não é, e nunca foi, sexo frágil. Seu estímulo para conquistar um lugar na sociedade, não deve ser ignorado por quem ainda pensa nela a moda antiga.

Aluna: Mayara Fernandes Cavalcanti 1º G manhã


A mulher independente

Uma mulher que adquire sua liberdade, sua independência financeira é uma grande vencedora; ela mostra para todos, do que ela é capaz e sabe que o lugar dela não é só cuidando de sua casa e de seus filhos. Ela também é sabedora de que tem o direito de trabalhar, de ter os seus próprios recursos financeiros e além disso, fazer os mesmos trabalhos que antes eram exclusivos aos homens.

Somos conscientes de que o número de mulheres no mercado de trabalho aumentou muito nos últimos anos; e temos aí, muitas mulheres ocupando variados cargos em diversos setores de trabalho. Ou seja: mulheres exercendo a função de cobradora de ônibus, mulheres na construção civil como pedreira, algo não comum há algum tempo atrás. Isto nos mostra e nos ensina como as mulheres vêm quebrando barreiras nos últimos tempos.

Outro exemplo de vida são as mulheres, que através de muita luta, se tornam destaque no cenário artístico como atriz, compositora ou como cantora de projeção nacional que sem medo, atingiram suas metas e alcançaram seus objetivos.

Pensando bem, a mulher que conquista sua independência busca superar a si mesma vencendo sentimentos negativos, medos, inveja etc.

A independência feminina poderá estragar ou não o comportamento da mulher. Caso ela tenha que conviver com fama, sendo ela uma artista de renome, corre-se o perigo de ser alguém arrogante, amargurada e por vezes, pouco feminina.

Os movimentos feministas do mundo inteiro vêm alcançando destaque na mídia internacional por combaterem a suposta igualdade da mulher com relação aos homens, principalmente, no que diz respeito às questões trabalhistas onde as mulheres ganham menos do que os homens e ainda são discriminadas pelo machismo que ainda predomina na atualidade.

Independência nada mais é, do que ter poder de escolha , ter a liberdade de ir e vir, atendendo as suas necessidades e vontades próprias, mas sem dispensar a magia de se viver bem. Independência não é sinônimo de solidão, e sim, sinônimo de esforço, honestidade e muito trabalho.

Aluna: Maria Daniely da Silva Soares 1º H manhã